Rabanadas no Forno 🥖


Cheiro a fritos? Com estas rabanadas nada disso vai acontecer! Ideias dos amigos de Barcelos. Eles conhecem as melhoras rabanadas e dizem que não são fritas. Enviaram a receita para eu experimentar partilhar com o mundo. Obrigada aos amigos. Poucos, raros, mas os melhores!

Para além de deliciosa são bastante simples de fazer. Acho bastante mais fáceis do que fritar o pão. Depois do leite já aromatizado com casca de limão, pau de canela e açúcar, regam-se as fatias de pão. Convém o pão estar com alguns dias, se estiver fresco tem tendência a desfazer-se quando é regado. Se só tiver pão fresco há um truque. Torrar ligeiramente o pão numa frigideira. Esta foi de borla malta! Depois do pão embeber o leite, passam-se pelo ovo batido e leva-se ao forno. Simples, simples, simples. Quando estiverem morninhas polvilha-se com açúcar e canela em pó. E já está!

Tive uma ajuda preciosa. Comprei o pão de rabanadas no Mercadona. Imaginem, o pão já vem aromatizado! O pão é delicioso e torna a aromatização do leite opcional. O preço pareceu-me normal também. O cacete custa 1,20€ e traz aproximadamente 15 fatias de rabanadas. Deixo uma imagem do pão abaixo. 

As rabanadas são os meus doces de Natal favoritos. O tempo pode passar, mas nunca me vou esquecer das rabanadas da minha avó Teresa. Eram as melhores. Por muito que se repita a receita o sabor nunca é igual. É, para mim, o doce da saudade. A saudade verdadeira de pessoas e coisas que sabemos que nunca mais vamos encontrar. A saudade que dói mas que se transformou numa doce memória em forma de rabanadas. Vó Teresa, um beijão grande meu amor!

Deliciem-se 💛


Grau de dificuldade
😀 Fácil

Tempo de preparação
🕒 15 minutos

Tempo de cozedura
🔥 30 minutos

Quantidade
🥖 12 Porções 

Ingredientes:

1 cacete de pão
500 ml leite magro
4 ovos
2 cascas de limão
50 g açúcar
1 pau de canela
Acúcar e canela para polvilhar

Modo de Preparação:

  1. Ferver o leite com a casca de limão, o açúcar e o pau de canela. Reservar;
  2. Cortar o pão de cacete em fatias, não muito finas para não se partirem, e distribui-las num tabuleiro;
  3. Regar o pão com o leite aromatizado já morno, sem a casca de limão e sem o pau de canela;
  4. Bater os ovos;
  5. Passar as fatias de pão nos ovos batidos e dispô-las num tabuleiro de formo forrado com papel vegetal untado com manteiga;
  6. Levar ao forno cerca de 20 minutos de um lado e 10 minutos do outro;
  7. Quando estiverem mornas polvilha-las com açúcar e canela.








Comentários

Mensagens populares