Catorze segredos para um bolo caseiro perfeito 👌



Seguir a receita
Malta não se ponham a inventar. Se diz 2 chávenas de farinha não ponham 2 e meia, por favor. As receitas têm valores que foram encontrados para um equilíbrio. Se esse equilíbrio não existir o bolo pode ficar com um aspeto completamente diferente. 

Ovos, leite e manteiga sempre à temperatura ambiente
É uma tentação ter os ovos no frigorífico, eu sei, porque também o faço. Por vezes é até o sítio mais seguro para se arrumarem. O frio dos ingredientes pode alterar a textura das receitas, principalmente quando juntamos um ingrediente frio a outro muito quente, como um chocolate derretido, por exemplo. 

Usar farinha sem fermento
Não comprem daquelas farinhas que têm fermento adicionado. O melhor é comprar a farinha sem fermento e uma latinha de pó Royal. O efeito será substancialmente superior, o bolo fica mais fofinho e não tem tendência a afundar no meio.

Ingredientes secos sempre peneirados
Grumos são inimigos da perfeição. Farinhas, chocolate em pó, fermento, amido de milho, bicarbonato de sódio, tudo peneirado! Ninguém quer abrir um bolo e ver lá no meio um tronco de farinha.

O fermento é o último elemento a ser adicionado
O fermento em pó não deve ser batido, e deve ser adicionado em último lugar, antes de levar o bolo ao forno. Isto é regra de ouro. Malta, se o fermento em pó for batido o bolo pode mesmo não chegar a crescer. 

Escolher a forma ideal
Na receita, se indicar a forma ideal, convém que respeitem esse passo. Há bolos que ficam melhor na forma retangular, por serem mais espessos, por exemplo. Outros precisam de uma forma com buraco, por serem mais húmidos. 

Untar a forma corretamente
Todas as formas de vem ser untadas, mesmo as anti-aderentes devem ser pinceladas com alguma gordura. Seja manteiga e farinha, manteiga e açúcar, papel vegetal ou papel de cozinha, todos os métodos são usados e válidos, só não se esqueçam deste passo super importante. 

Na posição média/baixa do forno
O bolo é de cozedura lenta, por isso precisamos do calor no fundo do forno, por isso queremos que ele fique no meio do forno, para o calor ser mais uniforme, mas mais próximo da resistência de baixo.

Pré-aquecer sempre o forno
O bolo entrar num forno frio pode ser um desastre. Não crescer, ficar com mau aspeto, partir ao desenformar, tudo pode acontecer. Forninho quente antes do bolo entrar. 

Colocar uma forma com água, na base de forno
Quando o forno estiver a pré-aquecer, pode colocar-se uma forma com água no nível mais inferior do forno. Desta forma cria-se humidade que vai ajudar a que o bolo fique mais húmido.

Forno à temperatura certa
A temperatura que geralmente se utiliza para um bolo caseiro é de 180ºC. Se o bolo for cozido a temperatura muito alta, a massa pode crescer muito rápido e acabar por não formar a estrutura necessária para sustentar o bolo. Se o bolo for cozido a temperatura baixa, a massa acaba por não crescer corretamente.

Não abrir constantemente a porta do forno
De forma alguma o forno pode ser aberto nos primeiros 20 minutos, para que não haja um choque térmico e seu bolo afunde por completo.

Não desenformar de imediato
Para o bolo não partir, deve-se desenformar, apenas quando ele tiver arrefecido e estiver a uma temperatura morna.

Amor em todo o processo
O ingrediente essencial sempre é o amor e a dedicação que pomos em tudo o que fazemos. 





Comentários

Mensagens populares