10 Hábitos que vão mudar a tua vida em 2023 ☕️
Acordar cedo
As manhãs têm poder! Acordar cedo pode mudar o nosso dia, a nossa semana, o nosso mês, a nossa vida. Levantar uma norinha antes do suposto dá-nos tempo para fazer tudo aquilo que dizemos sempre não ter tempo para. Fazer exercício, comer um pequeno-almoço mais saudável, meditação, planear o dia. Pelo contrário, as redes sociais são inimigas das manhãs, atenção!
Fazer exercício
O exercício físico melhora substancialmente a nossa vida. O nosso corpo, mas é essencialmente a nossa mente que mais precisa dele. Com a era digital a acontecer, já não precisamos de abdicar de uma parte do nosso orçamento mensal para nos exercitarmos. Através da plataforma Youtube, por exemplo, conseguem encontrar algumas contas espetaculares para treinar em casa. Eu sigo a Pamela Reif, pois tem treinos com diferentes dificuldades, ou seja, não se começa "a matar" na primeira sessão. Para além da graduação de dificuldade, a maioria dos treinos são curtos. Chegam a encontrar treinos de 10 minutos. Qualquer um tem 10 minutos, não venham com desculpas.
Ter um rotina
Todos os dias repetir os mesmos passos. Para que nada falhe e cumprir todas as tarefas. Saber que há coisas que têm de ser feitas antes de sair de casa, ou antes de iniciar o trabalho ou o estudo em casa. Fazer a cama, vestir uma roupa, lavar a louça de pequeno-almoço, por exemplo. Organizar a marmita, a mochila do ginásio, deixar a cozinha arrumada, por exemplo, antes de voltar para a cama ao final do dia. Se repetirmos sempre os mesmos passos, todos os dias, eliminamos aqueles dias stressantes, que parece que nada está pronto a tempo, a sensação que andamos sempre atrasados para algo. Não há nada mais irritante.
Desconexão digital
Já pesquisaram no vosso telemóvel quanto tempo passamos nas redes sociais? É assustador não é? Dizemos que não temos tempo para 30 minutos de exercício diário, mas conseguimos estar 3 horas por dia no Instagram. Desconectar-se significa ter mais tempo para muitas outras coisas que andamos sempre a adiar. Comecem por uma desconexão ligeira, aumentando gradualmente, até perceberem que conseguem controlar melhor o tempo que passam no digital. Definir um dia por semana em que só usam o telemóvel para chamadas, por exemplo.
Organização
Este é um ponto muito, mas muito importante. Precisamos de tirar um tempo para pensar bem nele, e também para apontar tudo. Não basta imaginar quando e o que precisamos de fazer, é mesmo especial escrever, guardar num bloco de notas ou nas notas do telemóvel. Deixo aqui algumas dicas do que podem fazer para melhorar a vossa organização:
- Definir prioridades. A família, o trabalho e os compromissos são prioritários sempre, por isso não adianta preencher um dia com todas as outras coisas, por isso não vai acontecer. Precisamos de saber o que é mais importante para nós para não confundirmos tudo, e ficarmos perdidos a meio do caminho.
- Pensar em tudo o que é preciso fazer num mês. Quais os objetivos principais, quais os afazeres que estão pendentes do mês anterior. Por tudo num papel.
- Distribuir essas ações por semanas. Assim não precisamos de marcar tudo para a mesma altura e ter uma semana extremamente cansativa e haver uma quebra de energia para a semana seguinte. O objetivo é haver uma distribuição uniforme, para que haja um certo equilíbrio.
- Ter em conta os imprevistos. Por isso que não devemos marcar tudo na mesma semana. Os imprevistos acontecem mesmo malta, por isso mais vale desmarcar uma ou duas coisitas do que precisar de ligar para meio mundo, ou pior faltar... Frustração à vista!
- Lembrar datas importantes. São os dias em que não se vai fazer nada. Não podemos esquecer deles e evitar marcar o que quer que seja nestas alturas. Não vale a pena.
- Rever o plano no final do ciclo e melhorá-lo se for preciso. Depois de decorrido o mês voltamos ao plano inicial. Fazemos a nossa análise e tiramos as nossas conclusões, se podemos fazer mais, se não aguentamos o ritmo do que planeamos ou se precisamos dar mais atenção a uma determinada prioridade.
Parar de procrastrinar
"Amanhã tenho tempo", "um dia mau no trabalho, não faço mais nada hoje". Nunca adiar coisas que precisamos mesmo de fazer. A sensação de stress e de culpa que aparecem a seguir são terríveis. A melhor forma de combater a procrastinação é com disciplina.
Disciplina
Malta, não basta escrever tudo muito direitinho, sem cumprir tudo o que foi estabelecido no ponto da organização não vamos a lado nenhum. Se a disciplina não é muita por aí, acredito que as primeiras semanas sejam exaustivas. Também devemos ser sérios e planear apenas aquilo que na realidade conseguimos mesmo fazer. Mas se ignoramos a nossa lista semanal torna-se tudo num caos. Depois das primeiras semanas cumpridas, a rotina entra na nossa cabeça e difícil será largar. Não há maior satisfação do que chegar ao final do dia e saber que tudo foi realizado com sucesso, e que amanhã é um novo dia, sem nada pendente.
Praticar o desapego
Precisamos de ficar em paz com as nossa limitações e com os problemas que vão surgindo. É necessário largar tudo e todos os que nos tentam puxar para trás. Das calças que temos em casa há espera que sejamos mais magros. Do "amigo" que só traz problemas. Do Instagram que nos impõe a ditadura da alegria todos os dias. Pode ser duro de ouvir mas, todos temos problemas, os problemas nunca acabam, quando solucionamos um aparece outro, o que solucionamos hoje vai trazer problemas amanhã. Cabe-nos a nós conviver com isso da melhor forma. Cabe-nos a nós solucionar os problemas. Cabe-nos a nós fazer o nosso caminho, pois somos os únicos responsáveis por isso. Aceitar o presente. Deixar o ódio para trás, seja ele um sentimento, uma coisa ou uma pessoa. Seguir em frente.
Aprendizagem
Ler todos os dias 15 minutos de um livro seja ele técnico, romântico ou biográfico, ler será sempre a nossa maior fonte de cultura e saber. fazer pesquisas, assistir a documentários, aprofundarmos um assunto que nos apaixona. Tudo isso traz uma série de novos conhecimentos. Não devemos parar no tempo, ficando pelo virais do Tik Tok. Há muito mais para além das redes. Um novo ano é também uma motivação extra para ir mais longe. Iniciar um novo curso, por exemplo, iria deixar a nossa zona de conforto para trás.
Sair da zona de conforto
Este ponto é a prática de todos os outros. Sair da zona de conforto proporciona a evolução e crescimento da pessoa. Não é suficiente querer, é preciso agir. Se acreditarmos conseguimos sempre. Mudar de trabalho, mudar de cidade, mudar de curso, fazer voluntariado. A coragem é o que mais pode definir essa mudança.
Sinto que podia falar mil coisas de cada hábito. Acredito que conseguia fazer um post para cada ponto. Havia muito mais para falar em cada um deles, mas acho que deu para passar a ideia principal. A mudança está nas nossas mãos. 2023 será um ano bom com certeza!
Comentários
Enviar um comentário