Tarte de Kiwi 🥝


Frutinha da época! O kiwi é o príncipe desta tarte. Sabiam que pode chegar a ter o dobro de vitamina C do que a laranja? E que um kiwi pode satisfazer as nossas necessidades diárias dessa mesma vitamina? Com tanto frio que faz sentir, este fim-de-semana, precisamos de roupas quentes, mas também é necessário ajudar o nosso organismo a proteger-se de qualquer resfriado. 

Estes kiwis são da minha terra. Trazem vitaminas, mas vêm essencialmente carregados de amor. Quando a fruta caseira começa a colorir as árvores há algum risco de desperdício. Geralmente nasce em grande quantidade, e não se consegue consumir no seu estado natural, a menos que se divida com familiares e vizinhos. Ainda assim, e como a produção  destes alimentos é ausente de químicos, é difícil que aguentem muito tempo nas fruteiras de casa. Dessa forma, fazemos compotas, bolos, tartes, batidos. Estas foram algumas das soluções encontradas pelos antigos, e que nós atualmente adoramos. 

Apesar de a denominar de tarte, pode também ser um bolo. Mas como fiz uma base mais húmida gosto de lhe chamar de tarte. Fica assim baixinha e molhadinha. E quando colocamos aquelas fatias de kiwi ainda se torna mais húmida. 

Mas sinceramente, façam como quiserem! Não deixem é de fazer! Deliciem-se!


Grau de dificuldade
😀 Fácil

Tempo de preparação
🕒 55 minutos

Tempo de cozedura
🔥 40 minutos

Quantidade
🍰 8 Fatias


Ingredientes:

8 Kiwis médios
150g de Açúcar amarelo
100g de Manteiga amolecida
4 ovos M
180g de farinha
1 Colher de chá de Fermento em pó
1 Limão (vidrado)


Modo de Preparação:
  1. Pré-aquecer o forno a 180ºC;
  2. Numa taça, bater o açúcar com a manteiga;
  3. Juntar os ovos, o vidrado de limão e 5 kiwis, previamente esmagados (optei por não colocar o centro dos kiwis e auxiliar-me de um esmagador de batata para ter um melhor resultado);
  4. Adicionar a farinha e o fermento;
  5. Levar ao forno, em forma untada e enfarinhada;
  6. Depois de frio decorar com os restantes kiwis.


Nota: Se não gostarem de ver as grainhas do kiwi optem por usar um processador de alimentos na momento de os tornarem polpa. Esta minha tarte também pode ser um bolo, se utilizarmos uma forma de menor tamanho ou deixarmos que fique melhor cozida. Eu utilizei uma forma redonda de 26cm de fundo.









Comentários

Mensagens populares