Tagliatelle com Pesto de Grelos


Esta receita é a representa para mim a verdadeira magia da cozinha. Nunca fiz um pesto "normal", ou seja um pesto de manjericão. Nunca fiz porque sempre pensei que não ia gostar. Aquela coisa do "não gosto mas nunca provei". 

Um dia, depois de um jantar tipicamente transmontano, alheira e grelos, acabaram por sobrar bastantes grelos. O meu ajudante de cozinha teve a ideia de fazer um molho com as sobras. Na minha cabeça ocorriam duas coisas, esparregado e pesto. Percebi que o que pretendíamos era algo menos denso, semelhante a um pesto. Mas eu nunca fiz pesto... Até esse dia. Pusemos tudo o que achávamos, que se adequava para a receita, num copo alto da varinha. No final eu disse: acho que não vamos gostar disto. 

A Itália chegou novamente à nossa cozinha. Esqueçam a parte desta publicação em que escrevi "não gosto". Ficou maravilhoso. Gostamos tanto que já fizemos "pesto de grelos" várias vezes. E vou continuar a fazer. Nunca mais haverão grelos a mais, sobras, ou estragados. 

Eu recomendo muito, façam também. Mas antes, tenham noção que este pesto fica um pouquinho "agressivo", uma vez que é bastante ácido. Se os grelos não forem caseiros, aconselho a que reduzam ligeiramente o sumo de limão, e que vão provando até obterem algo ao vosso gosto. 

Ah! E não digam mais "não gosto mas nunca provei". Estão sempre a um passo de provar. E são mais as vezes que gostamos do que as que não gostamos. 

Experimentem e deliciem-se! 💛

Grau de dificuldade
😀 Fácil

Tempo de preparação
🕒 15 minutos

Quantidade
🍝 4 Porções


Ingredientes:

100g de grelos de nabo ou nabiça
60g de nozes
sumo de meio limão
queijo parmesão ralado q.b.
4 colheres de sopa de azeite 
2 dentes de alho
sal q.b.
massa
tomate Cereja


Modo de Preparação:

  1. Enquanto a massa coze, em água abundante, coloquem os grelos, as nozes, o sumo de limão, o queijo, o azeite, o alho e o sal num copo de varinha;
  2. Esmaguem tudo, bem esmagado;
  3. Misturem com a massa já cozida;
  4. Sirvam com tomate cereja e queijo parmesão.




Comentários

Mensagens populares