Folhado de Bacalhau e Brócolos

 

Este folhado é muito importante para mim. Esta receita foi a minha primeira grande intervenção na cozinha. Até lá apenas tinha cozinhado coisas mais simples. 

Depois de sair da universidade fiz um estágio voluntário. Foi o meu primeiro trabalho, do qual tenho excelentes recordações, apesar de não ter sido remunerado. Digo isto muitas vezes, porque é aquilo que sinto, foram os melhores meses da minha vida. A cidade, o hospital, a proximidade da família. 

Partilhava casa com trabalhadoras. A vida de estudante tinha ficado para trás. Era tudo diferente, mais adulto, até a maneira de cozinhar. A típica massa com "cenas",  já não chegava. Eu sempre gostei de cozinhar, mas foi nessa altura que mais me aventurei.

A determinada altura, ao ler uma revista "Magazine" do Continente decidi recriar a receita. Eles usavam espinafres em vez de brócolos, leite em vez de natas, requeijão em vez de queijo fresco, entre outras coisas. Hoje, o meu folhado de bacalhau tem bastantes modificações, tornou-se uma receita minha.

Agora partilho-a convosco. Deliciem-se!

Grau de dificuldade
😐 Médio

Tempo de preparação
🕒 50 minutos

Tempo de cozedura
🔥 30 minutos

Ingredientes :

1 Embalagem de Massa Folhada de compra 
500g Bacalhau desfiado demolhado
300g de Brócolos
150mL de Natas 
1 Queijinho Fresco (70g)
2 Colheres de sopa de Azeite
1 Cebola
2 Dentes de Alho
1 Folha de Louro
1 Ovo
Sementes de linhaça
Pimenta preta qb
Sal qb


Modo de Preparação:

  1. Cozem-se os brócolos e o bacalhau durante cerca de 10 minutos. Se tiverem umas daquelas panelas para cozer a vapor, conseguem cozer os dois alimentos ao mesmo tempo, preservando ainda mais os benefícios dos vegetais;
  2. Num tacho largo, depois do azeite estar quente, junta-se a cebola, o alho, o louro;
  3. Quando a cebola estiver translúcida, adicionar o bacalhau escorrido e os brócolos. Ir mexendo por 2 minutos;
  4.  Verter as natas no preparado, e temperar com sal e pimenta preta;
  5. Juntar o queijo fresco cortada um cubos pequenos. Deixar cozinhar por mais uns minutos;
  6. Estender a massa folhada. Dispor o preparado por cima da massa e fazer um embrulho;
  7. O rolo de massa folhada pode ser decorado por algumas tirar de massa folhada, posteriormente pincelada com um ovo e distribuir algumas sementes de linhaça por cima.
  8. Vai ao forno, previamente aquecido a 180ºC, por cerca de 30 minutos, mais ou menos a meio do forno e com a ventilação ligada. 



Comentários

Mensagens populares