Roubaram-nos a marmelada! 🍯

Fonte: Taste Atlas

Durante uma pesquisa neste vasto mundo que é a internet, descobri um artigo maravilhoso sobre marmelada. Somos um país com uma gastronomia tão boa, tão rica, tão nossa, que acabam por nos roubar a definição dos nossos pratos. 

Sim, o Reino Unido roubou a marmelada a Portugal! O que me espanta é ninguém ainda ter feito queixa!

Lembram-se de nas comemorações do Jubileu da rainha Isabel II, ela ter revelado ao urso Paddington o que trazia sempre na sua icónica mala? Uma "marmalade sandwich"! Qualquer português que ouça isto, traduz imediatamente na sua cabeça para sandes de marmelada. Mas não. É uma sandes, certo, mas não da marmelada que comemos desde crianças, a marmelada portuguesa. 

Do início. No século XV, durante os descobrimentos, a marmelada foi levada e difundida pelos portugueses nas suas conquistas. Servia até para combate a doenças de navegação. Acredito que, a obstipação causada pela mesma, punha fim a parte das consequências que os parasitas existentes, pela falta de higiene, provocavam.

Nem todos podiam pagar o preço da marmelada. Os ingleses claro que, além de ficarem deliciados com o sabor daquela pasta, possuíam também condições para fazerem importar de Portugal navios de marmelada. Era considerado um bem de luxo, pois os marmelos (maçã de mel) eram colhidos sazonalmente, cultivados apenas em Portugal, e o açúcar vinha do Brasil, na altura colónia portuguesa. 

Não demorou muito para que se pusessem a inventar a sua "marmalade". Maçã, laranja, limão, cereja, pêssegos, pêras. Tudo experimentaram para igualar a marmelada portuguesa. Até chegarem à receita atual, feita essencialmente à base de citrinos, e é consumida em massa por todo o Reino Unido. 

Fizeram o seu puré de fruta, e apesar de não conter marmelos na sua composição, ficaram também com o nome da nossa, verdadeira marmelada.  Como se não bastasse, difundiram a "marmalade" pela Europa fora, apresentando-a como um doce de frutos cítricos. 

Atualmente na Europa, a marmelada mais conhecida é a deles, apesar de Portugal ter definido legalmente que a marmelada é um produto de polpa de marmelo com açúcar. Chocados?

Somos o canto esquecido da Europa, mas a verdade é que vêm todos cá comer! 😆

Podem ler o artigo completo aqui! ⬇️

Fonte: Taste Atlas


Comentários

Mensagens populares