Engano - Lesley Pearse 🤎


Sinopse:
"Após o funeral da sua mãe, Alice Kent é abordada por um desconhecido. Angus Tweedy afirma ser o pai dela e diz-lhe que esteve na prisão a cumprir pena por bigamia. Para Alice, a revelação apenas abre a porta a um sem-fim de inquietantes dúvidas. O que espera ele ganhar ao contar-lhe isto, agora que se passaram trinta anos? É mesmo possível que Ralph, que ela tanto adora, não seja pai dela? E a mãe? Por que motivo a trairia desta forma?

Alice aprendera a aceitar os defeitos da mãe, a manipulação e a vaidade, até a sua relutância em falar do passado. Mas ao perceber o quão profundamente foi enganada, a jovem decide descobrir quem realmente foi aquela mulher.

Para poder seguir em frente, Alice tem de descobrir a verdade. Custe o que custar."

Opinião:
Este livro é o retrato das pessoas imperfeitas que somos todos. Todos temos defeitos, percalços no caminho, decisões erradas, atitudes embaraçosas. Cabe a cada um deixar o passados lá trás, ou conviver com ele no presente, não dando espaço para a futuro. Janet, Fleur, Helena ou Sally, como quiserem chamar-lhe, preferiu deixar o passado no passado. Fechou a porta, não voltou a visitá-lo, nem permitiu que nenhum familiar pudesse lá entrar. Na verdade foi um passado extremamente doloroso, e desafiante. E, apesar de ser um passado distante nunca deixou de se refletir em pequenas atitudes, até mesmo inconscientemente. 

A infância influencia por completo o ser humano que nos tornamos. Não quer dizer isto que se tivermos uma infância má seremos maus adultos, nem que se tivermos uma infância boa seremos adultos de bem. Quer dizer que há outras ferramentas para construir um futuro prospero quando a infância se passou em segurança, entre o amor de uma família, rica ou pobre, não é isso que está em questão. A infância assombrada de Sally moldou-a, fê-la passar por provações, famílias que não eram suas e dificuldade na continuidade dos estudos. 

Somos julgados e caracterizados sem conhecimento de causa. Na verdade somos e praticamos esta frase imensas vezes ao longo da nossa vida. Quantas vezes não acontece isto: "comecei por odiá-la e agora é a minha melhor amiga"? Não é fácil não formar uma opinião sobre alguém, mas custa muito quando somo nós que estamos do outro lado. Durante o decorrer da história, Alice encontra-se com imensas pessoas do passado de Sally, e quase todas elas lhe fazem uma caracterização má dela. Mentirosa, problemática, metida. E poucos, ou na verdade nenhuns, conhecem a historia completa de Sally. Sabem algumas partes, geralmente do tempo em que conviveram. Acontece tanto isto.  

Lutar por guerras que não são nossas e levar com os destroços da batalha final. Quem nunca ergueu bandeira por questões alheias? Acreditamos tanto numa causa, ou pessoa, que ao ser defendida só nos prejudicamos, mas ainda assim vamos em frente. A isto chama-se ser integro. Acontece cada vez menos porque ninguém se quer "queimar" ou "ser cancelado". Pois bem, Sally "queimou-se" bem! 

Adorei ver retratada uma personagem portuguesa. Notou-se que a escritora conseguiu caracterizar bem essa personagem, com traços e uma profissão que vão totalmente de encontro. Acho apenas que o nome não se encaixa com uma mulher portuguesa. Qualquer nome feminino que não tivesse Maria não seria muito bem-vindo na altura, e o apelido parecia mais francês do que português. 

Alice sofreu. Depois de uma infância feliz, numa pacata família, descobre que nada daquilo é verdade. Toda a história de vida da mãe foi uma mentira, implicando a vida dela também. Lutadora, nunca baixou os braços, enfrentou os momentos mais obscuros da mãe, para que a verdade prevalecesse. 

Um livro bom. Com uma história diferente daquilo que a autora nos tem habituado, de não conseguir parar de ler. 

Leiam mais. Ler torna-nos melhores e faz-nos estar mais atentos. 💛

Detalhes

Autor: Lesley Pearse
Data: Abril 2023
Editor: Edições Asa
Páginas: 288
Comprar: Engano




Comentários

Mensagens populares