Confia em mim - Lesley Pearse 🩷


Sinopse

"As irmãs Dulcie e May têm uma vida perfeitamente normal em Inglaterra… até ao dia em que o pai, por acidente, mata a mãe. Quando ele é condenado a uma pena por homicídio involuntário, as duas meninas ficam sozinhas no mundo.

É no orfanato que as irmãs percebem o verdadeiro significado da palavra crueldade. Mas a promessa de uma "vida melhor" na Austrália enche-lhes o coração de esperança… Infelizmente, a realidade reserva-lhes mais um duro golpe.

Será apenas muito mais tarde, ao conhecer o jovem Ross, também um "sobrevivente" dos orfanatos, que Dulcie tem um vislumbre da felicidade. Mas após uma vida a ouvir tantas promessas vãs, terá ela a força de espírito para confiar em alguém a ponto de lhe entregar o seu coração? E conseguirá ainda salvar May das garras de um destino trágico?

Baseado em factos reais, Confia em Mim podia ser a história de milhares de crianças vulneráveis, arrancadas aos seus lares e aos entes queridos em meados do século passado. Com a ternura a que já nos habituou, Lesley Pearse retrata a chocante realidade da migração infantil, bem como as marcas duradouras que deixa nas suas vítimas."

Opinião

Este foi o livro maior, com mais páginas, que li, e talvez até seja um tempo de leitura record. Porquê? Eu adoro esta escritora. Porque tudo se desfaz e se refaz em "meia dúzia" de páginas, sem nunca deixar de querer ler mais e mais. Também porque eu adoro factos reais, em livros reais ou ficcionados.  Qualquer apontamento que me dê um contexto histórico, além de trazer um sentido à história, e também uma contribuição para a situar, no tempo e no espaço.

Sobre Dulcie é só orgulho que tenho a dizer sobre ela. Uma menina guerreira e uma mulher forte. Passou por tudo o que uma criança não devia passar. Cresceu tão rápido, que acho que nunca chegou a ser criança. A sua paciência, bondade e empatia ajudaram-a sempre a resolver os problemas, nunca a deixaram mais frágil.

May não me trouxe nenhum sentimento bom por ela. Compaixão, foi o que mais senti. Os traumas de infância revelaram-se em forma de mesquinhez e egoísmo. De quaisquer cem pessoas que a rodeassem, tinha de ser ela o centro de todas as atenções. Das trapalhadas todas onde se envolveu, para mim o pior era sempre que envolvia a irmã, que nada mais queria do que o melhor para ela. Acho que não consegui entender todas as oportunidades desperdiçadas. 

É um livro que devia ser lido por todos, refletindo sobre a migração infantil, disfarçada de bondade e caridade, no final da segunda grande guerra. Centenas de crianças órfãs do Reino Unido foram levadas para a Austrália como se de um "passaporte de ouro" se tratasse, quando à sua espera estavam padres e freiras rancorosos, ávidos de escravos, que nada mais fizeram do que destruir as vidas de cada uma delas. 

Leiam mais. Ler torna-nos melhores e faz-nos estar mais atentos. 💛

Detalhes

Autor: Lesley Pearse
Data: Setembro 2016
Editor: Edições Asa
Páginas: 752
Comprar: Confia em mim





Comentários

Mensagens populares