Isto começa aqui - Colleen Hoover 🩵


Sinopse
"Será assim tão simples começar de novo?

Depois do seu reencontro inesperado, Lily e Atlas não conseguem parar de pensar um no outro nem em tudo aquilo por que passaram. Mas uma nova aproximação entre eles poderá não ser tão simples como parece. Lily tem de pensar no bem-estar da filha e na reação de Ryle a uma eventual relação com Atlas.

Atlas também está ciente das dificuldades. Sabe que Ryle não irá aceitar facilmente a sua presença na vida da ex-mulher e da filha e não tem dúvidas de que os problemas de comportamento dele não terminaram com o fim do casamento.

Terão Lily e Atlas força suficiente para enfrentar todos os obstáculos que irão surgir pelo caminho?"

Frases
"Por vezes, as pessoas julgam que, se amarem o suficiente alguém que está destroçado, esse amor pode acabar por curá-lo, mas o problema é que a outra pessoa acaba também destroçada."

"Descobri que ficar sozinha no meu carro com a minha música e, ocasionalmente, uma sobremesa da Cheesecake Factory é, por vezes, o suficiente para resolver os nós do meu cérebro."

"Há alturas em que ser mulher é uma parvoíce pegada."

"É óbvio que a sociedade tem andado a venerar os heróis errados durante todo este tempo, porque estou convencida de que é preciso menos força para levantar um edifício do que para abandonar de forma permanente uma situação abusiva."

"Posso desenhar um rebento só com dois ramos pequeninos. O teu e o meu. Será o início da nossa minúscula árvore familiar novinha em folha. Uma árvore que começa aqui connosco."

"A tensão na sala é palpável, mas o apoio também. Sinto-me tão grata que estou capaz de chorar."

Opinião
Sabia, no dia em que terminei o livro "Isto acaba aqui", que seria de leitura obrigatória a sua sequela. Aqui está o "Isto começa aqui", uma continuação da belíssima história de Lily e Atlas. Na minha opinião esta foi uma obra mais leve, quando comparada com a anterior, ainda assim bastante emocionante. 

Apesar da leveza a autora continua a retratar temas fraturantes da sociedade atual. O que fazer quando num divorcio se usam com os filhos como arma de arremesso? Como deve a família de ambas as partes intervir, sem prejudicar? Como refazer a vida com outra pessoa quando se tem filhos de outra relação? Perguntas difíceis, para escassas respostas. Para mim, que nunca passei por isto, nem por sombras, a resposta de saída de qualquer uma destas situações está na capacidade de compreensão, a capacidade de entender os sentimentos e atitudes do outro. 

O tempo também é um pouco responsável pela acalmia da negatividade, exceto quando se vivem situações traumáticas. Depois de uma relação abusiva, seguir em frente é um caminho penoso. A família e os amigos são os maiores pilares nestas alturas. Lily é a personagem forte deste livro, mas nem por isso deixa a sua fragilidade vir ao de cima. Torna-a tão humana, tão real. 

Há ainda um outro dilema relacionado com Atlas. Sobre isso não posso falar muito porque acho que dá aqui uma reviravolta na história. Neste desvio de foco da história o Atlas é ganha destaque. A sua capacidade de amar é posta a prova. Mais uma vez ele demonstra o tamanho gigante do seu coração, do acolhimento, de resolver problemas com amor. 

Para mim a novidade é a parte cómica do livro. Consultas de psicologia dadas por um adolescente, tornando ridículas a maioria das queixas do paciente. Ri-me tantas vezes com estas cenas. Se o nosso "eu" de 13/14 anos nos visse a fazer e a dizer algumas coisas agora, nem devia quer acreditar no que nos tornamos. Disse tantas vezes que nunca iria fazer isto ou aquilo, que nunca ia ligar para o que os outros achavam, e eu hoje faço o contrário vezes suficientes para "envergonhar" o meu "eu" adolescente. 

É um leitura jovem, fácil, mais leve, relativamente ao livro que o antecede. Recomendaria a qualquer pessoa. Adolescentes, jovens adultos, adultos, principalmente para adultos separados com filhos. Acho que precisamos de mais exemplos de como resolver os problemas entre casais sem atropelar os filhos no processo. Não só pela visão de dentro do casal, como pela noção a dar a quem está ao redor. Uma palavra no momento certo pode salvar um amigo ou familiar de cometer um erro, ou insistir numa guerra sem fim à vista. 

Os filmes e as séries também são importantes neste tipo de alertas, mas acho que um livro fica marcado. A leitura faz com que se interiorize obrigatoriamente a mensagem que quer passar. Mensagem essa que é mais difícil de apagar do que qualquer obra audiovisual. Torna-se uma cicatriz na nossa memória. 

Eu já estou a ler mais um livro para vos mostrar aqui no próximo mês! Christmas book malta!!!

Leiam mais. Ler torna-nos melhores. 💛







Comentários

Mensagens populares