Europa em guerra


O dia que nunca pensei viver. Depois de um pandemia inimaginável, chega uma guerra assustadora que põe fim à paz que até hoje se vivia na Europa. A Ucrânia é outra a partir de hoje, a Rússia é outra a partir de hoje, o Mundo é outro a partir de hoje. 

Achei que tudo o que aprendi na disciplina de história tinha ficado lá trás, no passado. Achei que o mundo tivesse aprendido alguma coisa com os erros de outrora. A história repete-se com violência desmedida, entre "David e Golias". 

Se num só dia se consegue invadir e destruir um país, o que pode acontecer se isto durar meses ou anos? Como pode uma só pessoa criar tamanho conflito? Até onde chega a maldade? Que poder tem uma pessoa apenas para iniciar uma guerra, contra a vontade do seu próprio povo? Cidadãos russos foram calados pela justiça do seu país. O mundo foi ameaçado de guerra e morte. 

Não sei lidar com todos estes sentimentos de medo, ansiedade, revolta, mas principalmente com esta tristeza que me invade a alma. Uma tristeza tão profunda que me impediu durante todo o dia de sorrir, de me sentir bem. O rádio foi com o volume no mínimo de casa para o trabalho e do trabalho para casa. Em casa só a TV para perceber melhor tudo o que se estava a passar. Sinto que estive todo o dia em oração. Por várias vezes tive vontade de chorar. 

Tenho pai, um irmão, um namorado. Tenho tios e primos. Tenho amigos. Não quero imaginar um dia ter de me despedir deles para irem para a guerra.

Tenho mãe. Tenho tias e primas. Tenho amigas. Não quero imaginar um dia sofrermos sozinhas no nosso país, a aguardar pelo fim da guerra. 

Quero muito ser mãe. Quero transmitir a alguém todos os valores que os meus pais me deram. Quero experimentar o limite máximo do amor. 

Gosto da minha casa, das minhas roupas, do meu blog. Gosto da minha cama, da minha televisão. Gosto de futebol. Gosto do silêncio que se faz à noite. 

Não acredito que não sejam esses os vossos pensamentos depois de verem as imagens de hoje. Rezar. Rezar por todos aqueles que hoje perderam tudo isto. Aqueles que à pressa escolheram as coisas para levarem consigo de casa. Aqueles que abandonaram a vida que viviam, e as pessoas que amavam, por causa do ego gigante de um único ser humano. 

Rezar pela Ucrânia. 

Rezar pela Rússia.

Rezar pela Paz.

🤍

Comentários

Mensagens populares