O acender das luzes de Natal


Com o início do mês de Dezembro chega também o espírito natalício. Na cidade, foi dia de acender as luzes de decoração de Natal pelas ruas. Em minha casa, foi dia de montar a árvore de Natal. 

Se um dia me dessem a escolher uma época do ano favorita, eu diria mil vezes e sem qualquer dúvida: o Natal. Por várias razões. 

Pela família. Ah a família vem sempre primeiro, sempre! Os almoços, os jantares, os lanches, a azafama de toda a logística, a felicidade de estarmos juntos, não há nada que pague isso. Agora perguntam: mas afinal podemos juntar a família em qualquer época do ano. Mas no Natal é só muito muito muito mais especial. Há magia no ar, é incrível. 

Pelo espírito de entre-ajuda, de solidariedade. Todos os anos nesta época, os peditórios multiplicam-se, as campanhas de recolha de alimentos ocorrem em todos os cantos do país. Não consigo ir a um supermercado e recusar uma ajuda. Apesar de achar que o nosso governo é quem devia ter toda a responsabilidade sobre os mais desfavorecidos. Uma vez que pagamos tantos impostos, uma fatia dos mesmos teria de reverter para situações tão graves como a fome. Se qualquer cidadão comum, que receba um salário normal, consegue despender de algum do seu dinheiro para ajudar com alimentos e outros bens necessários, como é que um governo, com um orçamento gigantesco, não consegue precaver este tipo de situações? Mas isto dava "pano para mangas". A verdade é que é-me impossível imaginar alguém passar a noite de consoada sozinho, sem comida, sem conforto. Parte-me o coração apenas de imaginar.

Pela minha vontade de presentear as pessoas. Dá trabalho. Por vezes torna-se um desafio bastante complicado, mas eu adoro oferecer, e ver na cara das pessoas a felicidade de receber (quando acerto nas escolhas 😂). À medida que envelheço começa a saber-me melhor dar do que receber. Não sei se isto é normal, como acontece comigo. 

Por parecer que tudo é possível. Ou por tudo ser mesmo possível. É um época sobre magia, luzes, brilhos, sorrisos. Os sonhos tornam-se mais e maiores. Todas as nossas memórias de infância enchem a nossa cabeça, desejando um dia viajar até lá e voltar a viver cada segundo. Mas, ao mesmo tempo, querer muito viver o presente ano, na esperança de muitos mais Natais. 

Vivam muito esta época. Sejam muito felizes 💛






Comentários

Mensagens populares