Leite Creme 🍮


Como estão os vossos preparativos para o Natal? Por aqui tudo a correr bem. Prendas compradas e cheia de vontade de viver o dia. Este ano vai ser ainda mais especial para mim. 

Trago-vos aqui uma sugestão de sobremesa, para quem não gosta muito do arroz doce ou de aletria, como eu 😂. O que é que costumam ter de sobremesa na noite e no dia de Natal? Comem as rabanadas e as "fritas" (como se diz na minha terra), ou fazem uma sobremesa daquelas que se come só com os olhos? 

Se lá em casa em perguntar o que querem de sobremesa, o meu irmão responde sempre: leite creme! Apesar da idade, continua a ser um bebé para mim, e continua a mandar lá em casa, como faz desde que nasceu 😊. Então é leite creme que se faz de sobremesa! 

Mas fácil do que isto não há! Deliciem-se meus amores 💛


Grau de dificuldade
😀 Fácil

Tempo de preparação
🕒  1 hora e 15 minutos

Tempo de frio
❄️  1 hora

Quantidade
🍮 8 Porções

Ingredientes:

1l de leite
1 pau de canela
1 casca limão
200g (1 chávena) de açúcar
6 gemas 
30g (2 c. sopa) de amido de milho
canela para polvihar


Modo de Preparação:

  1. Levar ao lume o leite, com o pau de canela e a casca de limão e deixar ferver;
  2. Descartar os sólidos e reservar;
  3. Envolver numa taça as gemas, o açúcar e o amido de milho e, de seguida, acrescente o leite aos poucos de forma a temperar os ovos para que não cozam; 
  4. Levar tudo ao lume até engrossar e formar um creme, sem deixar de mexer;
  5. Distribua o creme por taças individuais e leve ao frigorífico até arrefecer. Antes de servir, polvilhe com canela.
Nota: Em vez de polvilharem com canela no final, podem também torrar algum açúcar com um ferro quente, próprio para o leite creme, depois de o retirarem do frio. Lá em casa preferem a canela. 






Comentários

Mensagens populares