Gratidão

Reconhecimento por alguém que lhe prestou um benefício, um favor, um auxílio. Gratidão é acima de tudo o reconhecimento da nossa própria humildade. Mais do que um chavão é uma capacidade que faz de nós pessoas melhores. Ver a grandeza do outro, no meio da nossa simplicidade, torna-nos grandes também. 

Hoje em algumas partes do mundo é celebrado o dia de ação de graças. Um dia para agradecer, um dia de festa para protestantes, americanos, canadianos. Famílias juntam-se em volta de uma mesa recheada das iguarias do momento. Agradece-se a Deus, simplesmente á vida, ou a alguém que fez a diferença. Agradece-se tudo aquilo que o ano anterior trouxe.

Para uma portuguesa como eu, o “thanksgiving day” chegou-me pelos mil e um filmes e séries americanos. Faz parte da minha imaginação apenas. Mas para mim faz sentido que em algum dia do ano possamos estar gratos. Pôr de lado todas as “queixinhas”, esquecer os problemas por umas horas e conseguir perceber quais os aspetos a que temos de dar mais ou menos importância. 

Numa tentativa de transpor essa tradição internacional também no meu dia de hoje quero muito agradecer os aspetos prioritários da minha vida. De repente consigo enumerar cinco aspetos da minha vida que são fundamentais. Família, saúde, comida na mesa e uma casa para viver, trabalho e objetivos de vida. 

Agradecer pela família que tenho, a que me calhou e a que construí, por ainda conseguir dividir uma refeição com a maioria deles. Agradecer por ter , que me traz o conforto de acreditar que aqueles que já não tenho estão num sítio bom, felizes e a olhar por mim. Agradecer pela saúde: a minha e a dos meus. Agradecer pela sopinha quente todos os dias e a cama confortável, onde descanso depois de um dia de trabalho. Agradecer o trabalho: o trabalho que gosto, pelo qual sinto orgulho, pelo qual abdiquei da minha família nos últimos tempos pandémicos. Agradecer por sempre olhar em frente, por os objetivos nunca se esgotarem. Por querer mais para mim e para os que me rodeiam. Agradecer por não estar à espera que o mundo me presenteie com algo. Agradecer por todos os dias "arregaçar" as mangas. 

Façam também a vossa lista de agradecimentos, e não se esqueçam que todos os dias são bons para agradecer.

Comentários

Mensagens populares