Outubro Rosa 💕



Celebra-se hoje o Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama. É uma data importante, uma data que pode salvar vidas! Falar de cancro é a melhor forma deste ser combatido. Informação nunca é em demasia. O cancro da mama é o tipo de cancro mais comum entre as mulheres (não considerando o cancro da pele), e corresponde à segunda causa de morte por cancro, na mulher. Em Portugal, por ano são diagnosticados 7000 novos casos de cancro da mama, em 1800 o desfecho é a morte. O cancro da mama no homem é de cerca de 1% dos novos casos, por ano.

Porque é um dia de prevenção, os exames de diagnóstico são das principais armas disponíveis. Mas em primeiro lugar a prevenção começa em casa, connosco. Independentemente do género, o autoexame da mama deve ser feito todos os meses, ou sempre que se sentir algo "estranho" (dor, rubor, edema, alteração de textura, retração do mamilo, prurido). 


Recomenda-se visitar com regularidade o médico, e as idas ao ginecologista devem ser anuais. Sempre que forem identificados os fatores de risco a seguir referidos, a vigilância deve ser redobrada e complementada com exames clínicos e de diagnóstico.

  • Idade (< 50 anos);
  • Antecedentes pessoais (já ter tido cancro da mama);
  • Alterações genéticas;
  • Excesso de peso;
  • Consumo de tabaco e/ou alcool;
  • Menarca precoce (> 12 anos) ou menopausa tardia (< 55 anos).

A Liga portuguesa Contra o Cancro tem à disposição um programa de rastreio do cancro da mama no Norte, Centro e Alentejo. Utiliza unidades móveis, que a cada 2 anos se deslocam aos concelhos para a realização de uma mamografia gratuita. Esse exame aplica-se a todas as mulheres inscritas nos centros de saúde, com idades compreendidas entre 50 e 69 anos. O programa é realizado em colaboração com os serviços de saúde primários (centros de saúde), e encontra-se em desenvolvimento constante, de modo a abranger uma maior área do país, de forma a chegar ao máximo de pessoas possível.

Este é um dos muitos projetos para o qual se pode contribuir no peditório anual da LPCC. O peditório está a acontecer desde ontem até ao dia 1 de Novembro, em superfícies comerciais, igrejas, cemitérios, estádios de futebol ou ruas principais de todas as zonas do país. 

"Se diagnosticado e tratado precocemente, o cancro da mama tem uma taxa de cura superior a 90%. A prevenção e diagnóstico precoce são fundamentais para o aumento da sobrevivência e manutenção da qualidade de vida da mulher." Liga Portuguesa Contra o Cancro

Comentários

Mensagens populares