Crumble de Pêra 🍐
Andava há muito tempo para fazer este crumble. Esperei até vir o tempo mais fresco. Acho que se torna mais apetecível agora comer um crumble quentinho.
A época de colheita das pêras está também no seu final, mas no supermercado conseguem sempre arranjar durante praticamente todo o ano. Na minha opinião, o ciclo de cada fruta tem um sentido. E esse sentido é fornecer-nos os nutrientes necessários numa determinada altura do ano. Por isso devíamos comer mais fruta da época. Limitarmo-nos ao máximo a consumir o que a Natureza dá num dado momento. Esse é um dos preceitos que tenho vindo a seguir.
A outra regra que já cumpro há muito tempo é o consumo de tudo, e só, do que é produzido em Portugal. O nosso país tem um clima ótimo para as mais variadas plantações de frutas e legumes. Há regiões demarcadas para cada espécie. A laranja do Algarve, a maçã de Alcobaça, a pêra do Oeste. Três exemplos simples de um país rico de nutrientes.
Esta sobremesa pode ser uma ótima escolha para o aproveitamento de fruta próxima do seu prazo de vida. Há sempre aquela pêra mais feia, com um buraquinho, com cor ou formatos diferentes. Tudo se aproveita!
Quando estiverem a saborear este crumble não mais se vão lembrar da pêra "coxa" que puseram no tabuleiro! 😁😂
Deliciem-se!
Ingredientes:
Base:
Crumble:
Modo de Preparação:
- Descascar e descaroçar as pêras. Cortar aos cubos e cobrir um tabuleiro que possa ir ao forno;
- Regar as pêras com o vinho do Porto e, sumo de limão e a canela. Envolver tudo muito bem;
- Numa taça, fazer o crumble. Misturar todos os ingredientes até formar uma pasta. Distribuir o crumble por cima das pêras;
- Levar ao forno, pré-aquecido a 180ºC, durante cerca de 30 minutos ou até ficar douradinho por cima.
Comentários
Enviar um comentário