Bastien, a lenda da Piedade - Gilberto Grácio 💛💙


Sinopse
"Um jovem soldado do exército napoleónico deixa a sua guarnição e foge em busca de uma liberdade, de um sonho de vida e de um desígnio. Encontra refugio nas terras de Alto Douro e, sem se aperceber do seu destino, inicia uma devoção secular que é muito mais que uma questão de Fé. É um sentimento inexplicável de amor e veneração únicos."

Opinião
Este livro foi-me oferecido pela minha mãe no Natal. Deixei-o propositadamente para o ler nesta altura do ano. Para a semana Sanfins está a venerar a Senhora da Piedade numa Romaria anual. Fazia todo o sentido que lesse o livro próximo deste exprimir de sentimentos guardados um ano inteiro. 

Sonhado e escrito por um conterrâneo, o livro fala da construção da imagem da Nossa Senhora da Piedade de Sanfins do Douro. Uma obra que toda ela emoção. As lágrimas espreitaram algumas vezes. É-me difícil transpor em palavras o sentimento tão grande, acredito que não é fácil para nenhum sanfinense, falar da “Santa”, da Romaria, de Sanfins. A Fé fala mais alto, e fala por nós.

O livro é uma delícia de se ler! Cheio de pequenos e incríveis pormenores sobre o pronuncia e os adjetivos sanfinenses. É o espelho das gentes de Santa Maria de Sanfins. A luta, a crença, o bem receber, a coragem, a festa de Agosto. Casimiro, um personagem do livro diz: “O meu principal objetivo é juntar algumas pessoas da terra e criar um grupo que trabalhe comigo e meus irmãos, para conseguirmos fazer uma festa a Nossa Senhora” . O autor mais à frente conclui: “Aquela gente, quando se tratava de questões de fé, nunca virava a cara à luta, em busca de conseguir os objetivos propostos.”. Eu não acharia melhores frases para resumir o povo de Sanfins. 

Sempre que chego à minha terra deparo-me com o cenário de beleza única que o Bastien viu na primeira vez que se aproximou de Sanfins. Uma pequena ermida de mimosas cumeada por uma casinha branca. A pergunta não se fez esperar sobre de quem seria aquela casa, de lugar privilegiado. A resposta, mais uma vez, levou-me às lágrimas pela tamanha quantidade de sentimentos que tenho por aquele sítio.
"Aquele local destacado (...) não é casa de ninguém, é sim uma casa de todo o nosso povo."
"Estás num local onde a Mãe do Céu consegue abraçar todos os seus filhos , onde o colo e o seu regaço nos confortam por diversas formas." 

Esta história é uma lenda, que no meu coração é a mais pura das realidades. Tão bom ter algo em que acreditar, confiar. É tão reconfortante ter fé. Seja quem for o autor da imagem da Senhora da Piedade, foi decerto um pedido divino. Ninguém constrói assim algo, de tanta grandeza física, emocional e espiritual, sem intervenção do alto. Sanfins só é o que é porque aquela imagem existe. Isso é uma certeza minha. 

"Quero passar para a madeira a minha devoção a Nossa Senhora, através de uma imagem que represente a Mãe misericordiosa para com os homens."
"Esta obra de arte será exclusivamente vossa e dos vossos filhos, netos e bisnetos."
"Além desta, não existe nem existirá outra igual, com este simbolismo ou aparência. Assim a sua identidade, ou veneração será única e exclusivamente vossa e dos romeiros que aqui vierem no futuro." 

Chega a ser um livro poético pela forma como está escrito, pela expressão sentimental que carrega. A lenda, essa vocês têm mesmo de ler para perceberem. Há descrições perfeitas de Paris, dos cenários de guerra, das terras transmontanas, do clero e dos costumes dessa época. Acredito que tenha sito um trabalho de pesquisa tremendo para o autor, pois tudo está corroborado com situações e personagens reais. Mas o livro não é só o contar de uma lenda, o livro mostra-nos que a nossa vida, a vida de cada um, tem um propósito, que não se deve desistir dos nossos sonhos, e que a fé nos salva sempre. Por vezes, nos piores momentos as pernas vão falhando, e só queremos parar de caminhar, mas basta-nos acreditar. Bastien nunca desistiu, apesar de ter ficado só. Sempre quis o bem para quem o rodeava e foi o bem que recebeu sempre. A ele não lhe consigo agradecer o tanto que fez pelo povo onde cresci. Será sempre pouco. 

Ao Gilberto Grácio, parabéns! Parabéns pela perfeição de obra que saiu das tuas mãos. Eternizaste a forma como imagino o aparecimento da Senhora da Piedade. Tenho a certeza que ela está inimaginavelmente feliz por este amor recíproco que sentes por ela. 

"O povo, chorando e orando, mostrava a Fé que pairava no ar. Um sentimento inexplicável nascia ali naquele dia e naquele momento." 

Assim termino dizendo que há muito mais que fica por dizer. Que as palavras são poucas. Nunca será suficiente aquilo que possa dizer sobre a Senhora da Piedade. 








Comentários

Mensagens populares