Folar Mediterrâneo 🌿
Na semana passada a receita de Páscoa foi um doce, hoje é um salgado. Sou de Trás-os-montes, para mim o folar é o folar de carnes. Com aquelas carnes típicas de fumeiro tradicional. O folar mediterrâneo tem um toque diferente do tradicional, mas é igualmente incrível e saboroso. A inovação desta receita vem de uma árvore que dá o nome à região mundial onde nos inserimos: o Mediterrâneo. Estou a falar da milenar Oliveira.
Uma árvore de grande importância religiosa, símbolo da esperança e de paz, de onde eram extraídos os óleos para a unção. Era um ramo de oliveira que trazia a pomba branca no seu bico, quando se aproximou da arca de Noé. Foi símbolo de saudação de ramos, quando Jesus entrou na cidade. A detenção de Jesus ocorreu também num olival. São algumas das citações, sobre esta linda árvore, num dos mais antigos e mais lidos livros do mundo.
Fazia todo o sentido inserir os frutos desta árvore numa receita para a Páscoa. Tudo está relacionado. A azeitona e o azeite são os reis deste folar. Experimentem fazer em casa. Se tiverem uma bimby ou um máquina de fazer pão melhor, mais simples se torna.
Deliciem-se 💛 Boa Páscoa 🐣
Grau de dificuldade
😀 Fácil
Tempo de preparação
🕒 2 horas
Tempo de cozedura
🔥 45 minutos
Quantidade
🌿 12 porções
Ingredientes:
500g farinha sem fermento
4 ovos
250 ml leite morno
150 ml azeite
11g de fermento de padeiro em pó
1 c. de chá de sal
Chouriço
Linguiça
Azeitonas
Modo de Preparação:
- Juntar o leite morno e o fermento numa taça. Aguardar alguns minutos para que o fermento se dissolva e comece a sua ação;
- Peneirar a farinha e adicionar os ovos, o azeite e o preparado anterior;
- Juntar o sal e misturar tudo;
- Amassar durante cerca de 10 minutos;
- Deixar levedar cerca de 2 horas;
- Juntar as carnes e as azeitonas à massa, e de seguida pôr a massa num pirex, forrada a papel vegetal;
- Vai ao forno pré-aquecido a 200ºC, com um pirex com 200ml de água na base do forno, por 40 minutos;
- Deixar arrefecer fora da forma.
Comentários
Enviar um comentário