Segredos - Lesley Pearse 📖
Sinopse:
"Com a partida da mãe, ela ficou sem ninguém… Após uma tragédia inimaginável, Adele, de doze anos, é afastada da mãe e colocada numa instituição. Mas o Destino reserva-lhe ainda mais desgostos, e ela vê-se obrigada a fugir.
Sozinha e desamparada, dirige-se para o Sussex em busca da avó que nunca chegou a conhecer. Mas a longa e difícil viagem deixa-a desnutrida e debilitada. Será nos pântanos de Rye que Adele recupera o seu vigor, vivendo uma vida simples na companhia da avó e rodeada pela natureza. Atrever-se-á a sonhar com uma nova vida?
Mas agora a mãe está de volta, e traz com ela os segredos da família… Adele passou anos a ultrapassar o desamparo da sua infância e a construir uma nova vida. Cuida da avó, estuda, está feliz e apaixonada por um piloto da força aérea. As agruras do passado ficaram para trás. Com a chegada da mãe, a jovem percebe que o seu mundo irá desabar.
Poderá a verdade ficar oculta para sempre? Bem ao estilo da autora, Segredos conta a história da luta de uma mulher para vencer a adversidade e conquistar a tão merecida felicidade."
Sou fã desta senhora! Histórias cativantes, bonitas e reais. Continua a surpreender quem a lê. Fica-se colado desde o primeiro capítulo.
Pela altura da segunda guerra mundial, surge esta trama bonita, com problemas da época, mas que em parte podem perfeitamente ser transpostos para a atualidade. Belíssimas descrições, com a leveza que a autora já nos habituou, fazem viajar no tempo e espaço.
Realça-se a força, sensibilidade e alma feminina. O poder da mulher nas sociedades, desde sempre. A capacidade inesgotável de amar. Amar a família, o próximo, o mundo, e a si mesmas. Mãe, filha e neta desfazem nós do passado entre elas, enquanto arrumam as "gavetas" dos problemas de cada uma.
Moral da história: verdade é o melhor presente que podes dar a ti mesmo e a qualquer pessoa. A mentira não leva ninguém a lado nenhum. Pode camuflar por uns tempos, ou até mesmo fazer com que deixemos de lidar com ela até ao fim das nossas vidas, mas algum dia alguém vai ter de a enfrentar: um filho, um sobrinho, um amigo. A verdade liberta-nos. Embora nos possa encostar à parede, e fazer-nos lidar com coisas que não queremos, em primeira instância. A nossa liberdade está na verdade.
"Não se põe compota fresca em frascos sujos."
Foi "livro de férias". Fácil de ler. Tive de abrandar o ritmo para não ficar sem leitura até ao final das férias. Recomendo muito.
Comentários
Enviar um comentário