Renascer 🌸


Vim para esta casa em 2017. Quatro meses depois de me ter mudado trouxe uma orquídea para cá. Muito cor-de-rosa, com muitas flores, para dar um ar mais natural e mais bonito ao meu novo cantinho. Durante o Outono as flores caíram. Ficaram apenas as verdes folhas, que pelo Inverno fora, se foram tornando maiores e mais fortes. Na Primavera seguinte as flores apareceram. Super lindas como quando as trouxe. Acontece que foi a última vez que nasceram.

Nesse Outono de 2018, não foram só as orquídeas que morreram. Desapareceram também da minha vida duas pessoas muito importantes. No espaço de dois meses, além de ficar sem eles, fiquei com toda a família completamente derrotada. O sentimento era de dor todos os dias. Parecia impossível que alguma vez conseguíssemos levantar a cabeça. Parecia tudo muito surreal. Durante os primeiros meses, a cada manhã, levava uma chapada de realidade. Vivia tudo outra vez. 

Fiz o luto sozinha. Ainda o processo não estava completo quando entrou a pandemia. Havia muitas coisas por resolver na minha cabeça. Procurei de tudo para ultrapassar. Passei por várias fases: a da dor, da revolta, do desacreditar, da saudade dolorosa. Hoje quero acreditar que eles vivem comigo, no meu coração. O amor dos dois estará sempre presente na minha vida. 

A orquídea não renasceu mais. O caule que tinha da Primavera de 2018 secou por completo. Apenas restaram as folhas, algumas porque nem todas sobreviveram. Mas a verdade é que eu nunca deixei de as regar, como se no fundo nunca tivesse deixado de acreditar que ainda havia vida. 

Este ano as flores voltaram. Em Janeiro cresceu um caule super forte. Em Maio floresceu a primeira flor. São oito botões no total. Não quero atribuir nenhum significado a isso, mas acredito que este renascer é muito mais do que o efeito natural de uma Primavera. Não posso deixar de acreditar que o Fábio e a Maria José vivem neste florescer. 

Não desistir, apesar da saudade. Não desacreditar, apesar da dor. Acreditar sempre. Acreditar em nós. Acreditar no amor. Porque é o amor que nos salva, todos os dias, em todas as fases. 

💛

Comentários

Mensagens populares