Introdução aos K-drama

Fonte: Netflix

Estava na minha lista da Netflix há dois anos, mas só agora vi "Crash Landing On You." O k-drama (drama coreano) que iniciou uma onda gigante pela procura de séries coreanas. Percebo agora o fascínio. Achei absolutamente maravilhoso. Nunca pensei ficar tão apaixonada por este género.

São 16 episódios de conexão entre o norte e o sul coreano. Do riso às lágrimas, das lágrimas ao riso. Foi isto todo o tempo. Sobressai a delicadeza do texto, da imagem, da banda sonora, da mensagem. Ah a mensagem... A mensagem é qualquer coisa!

Fonte: tvN

A história

Yoon Se-ri, uma empresária sul coreana, aterra na Coreia do Norte acidentalmente, após uma viagem de parapente. Pede ajuda à primeira pessoa que a encontra, o capitão Ri Jeong Hyeok. Ele ajuda-a, esconde-a, e tenta encontrar a forma de a enviar de volta para o sul. Entretanto os dois apaixonam-se e Se-ri cria uma série de amizades na pequena aldeia norte coreana. Mas a vida de Se-ri está no sul, e é para lá que ela tem de ir, contudo a sua fuga poderá trazer consequências para todos. 


Fonte: tvN

Adaptação cultural

A humanização dos norte-coreanos é um ponto essencial nesta série. Eles são pais, filhos, trabalhadores, sonhadores, tal como todos nós. Eles vivem conforme as regras do seu país, tal como nós vivemos com as regras do nosso. Se gostamos de todas as regras, acho que não, tal como eles. Se excluirmos as políticas agressivas e a grande fronteira criada entre eles e o mundo, pensando bem, as diferenças são poucas.  Como eles não conhecem nada mais sobre o resto do mundo, também não têm quaisquer expectativas extraordinárias sobre o futuro das suas próprias vidas.

São iguais a nós. Os tipo das personalidades são iguais entre os norte-coreanos e nós. O  bonzinho, o mau, o engraçado, o mal-disposto, o cuscuvilheiro, o influente, o influenciável, o inteligente, o amigo.  Todos eles cheios de sentimentos exatamente iguais aos nossos. 

E se um dia caíssemos de paraquedas na Coreia do Norte, como aconteceu com a Se-ri? Na Coreia do Norte, ou em qualquer outro lugar, que não fosse a nossa zona de conforto, teríamos de nos adaptar às circunstancias. É apenas isso que temos de fazer, e é por vezes o mais difícil. Ouvir, observar, aprender e pôr em prática. Mais tarde entendemos os "porquês", e só no final podemos barafustar e reclamar das regras. Esta é o ordem correta pela qual a adaptação deve acontecer. O saber entender ou pôr-se na lugar do outro é a grande batalha nos dias de hoje.

E se na mudança tivermos um capitão Ri Jeong Hyeok então tudo se torna mais fácil! Aquela pessoa que está sempre por perto, que explica como tudo funciona, que não deixa que o erro aconteça, e que torna tudo mais confortável. 

Fonte: tvN

Há sempre uma saída

Quando todas as portas parecem estar fechadas, a atitude positiva é indispensável. Devemos ser persistentes. A solução chegará mais cedo ou mais tarde. Se-ri e Jeong Hyeok nunca sabem qual é a última vez que se encontram. Vivem numa série de despedidas, dá todo o valor ao pouco tempo que conseguem estar juntos. Não havendo internet na Coreia do Norte, tudo se torna ainda mais difícil na comunicação, mas a esperança nunca morre. Eles acabam sempre por arranjar solução para se conectarem. Desde plantas, receitas, gestos, lembranças e muito amor. 

"Por vezes, o comboio errado leva-te até à estação correta" - Crash Landing On You

Ser paciente. Não desistir na primeira tentativa. Batalhar muito. Tudo isto para que os nossos sonhos um dia se tornem realidade. 

Fonte: Netflix

Fonte: tvN

Comentários

Mensagens populares