Tarte de Nata


Ora vamos lá falar de sobremesas boas de Páscoa. Pudins, farófias, tartes e ovinhos de chocolate. Ai que delícia! Faz lembrar a infância. O domingo que eu ia de casa em casa beijar a cruz. O ritual sempre ma ajudava a comer mais uma fatia de bolo casa sim , casa sim. Com o passar dos anos, a fatia de bolo foi sendo substituída pelo cálice de vinho do Porto, acompanhando os adultos. Tão bom! Mas deixo a nostalgia da Páscoa de "antigamente" para o próximo fim-de-semana. 

A tarte de nata é super fácil de fazer, e vai sempre bem em qualquer domingo, mas na minha opinião sabe melhor na primavera. Esta tarte lembra-me muito uma tia minha. Ela levava sempre uma tarte de nata caseira para os encontros de família, quando ainda estávamos todos cá, e nos podíamos juntar todos à mesa. Se parte dessa proibição vem da pandemia, há uma outra parte que irreversivelmente não volta acontecer. O desaparecimento de pessoas do meu circulo próximo e familiar, faz da pandemia apenas um pormenor na minha vida. Por isso as tartes de nata far-me-ão sempre lembrar esses dias felizes. Felicidade essa que combina com a primavera do dia de hoje. 

Quais são as sobremesas que mais fazem nesta altura do ano? Quais aquelas que deixam saudades?


Grau de dificuldade
😀 Fácil

Tempo de preparação
🕒 45 minutos

Tempo de cozedura
🔥 30 minutos

Quantidade
🍰 16 Fatias


Ingredientes:

1 massa folhada
500ml de leite
6 gemas
150g de açúcar
casca de 1 limões
2 c. sopa de amido de milho (farinha maizena)


Modo de Preparação:

  1. Forrar uma tarteira com a massa folhada, sem retirar o papel vegetal;
  2. Num tacho, ferver o leite com as cascas de limão;
  3. À parte, juntar as gemas e o açúcar, e adicionar um pouco de leite já quente, para ir regulando a temperatura sem cozer as gemas;
  4. Misturar tudo e acrescentar o amido de milho, deixando engrossar posteriormente;
  5. Colocar o creme na tarteira já forrada;
  6. Levar ao forno a 200ºC, por cerca de 30 minutos ou até dourar. 





Comentários

Mensagens populares