A arte de saber ouvir o bater do coração - Jan-Philipp Sendker ❤️


Sinopse
"Numa aldeia tranquila aninhada nas montanhas birmanesas, há uma pequena casa de chá de aparência modesta onde o calor é sufocante e os habitantes recebem os forasteiros com um olhar prudente. Julia Win, uma jovem nova-iorquina que acaba de chegar, voltaria de bom grado para casa se uma força inevitável não a mantivesse ali. O seu pai, um famoso advogado de Nova Iorque, desapareceu repentinamente sem deixar rasto. 

Nem a mulher nem a filha fazem ideia de onde ele possa estar... até que encontram uma carta de amor que ele escreveu há mais de quarenta anos para uma mulher birmanesa da qual nunca ouviram falar. A carta começa com estas tristes palavras: «Minha amada Mi Mi, cinco mil oitocentos e sessenta e quatro dias se passaram desde a última vez que ouvi o teu coração bater...»

Com a intenção de desvendar o mistério e entender o passado do pai, Julia viaja até ao lugar onde ele conhecera aquela mulher. Ali, vai sentir o seu pai mais próximo do que nunca, mas... será capaz de o encontrar? 

Esta é uma história intemporal sobre o amor incondicional, a distância e os verdadeiros laços familiares. Faz-nos pensar sobre o que é realmente importante na vida."

Opinião
Soube deste livro numa passagem de stories no Instagram, de uma qualquer influencer. Na verdade fiquei fascinada pela capa. Há algum problema se de vez em quando escolhermos os livros que lemos pela capa? Não, pois não? Esta capa causa logo uma boa ligação entre o leitor e o livro. 

As personagens não são das mais fáceis, a vários níveis. Dos problemas físicos nascem novas aptidões sensoriais que permitem ver o mundo de uma outra forma. Ouvir corações, tal como Tin Win fazia, é raro, e dá inveja a qualquer um, pois o bater do coração é a comunicação mais verdadeira. 

O desenrolar da história acontece a um ritmo bastante lento. Como se estivéssemos nas montanhas birmanesas, onde o tempo estaciona, para se possa viver. 

É nessa calma que o amor sobressai. O amor é o principal protagonista do livro, carregado de incondicionalidade. Ultrapassando todas as dificuldades físicas, emocionais, espaciais e temporais. Precisamos muito dessa tranquilidade para conseguirmos ser melhores. 

Hoje li uma frase que me deixou a pensar. "Se todos os dias tentares ser só 1% melhor, ao fim de três meses já és melhor a dobrar". Basta pouco para evoluir. Basta o mínimo todos os dias. Oferecer amor é ser melhor. Não precisas de nada mais do que isso. 

Outra das lições a retirar deste livro é que por muito que convivamos com alguém nuca saberemos tudo sobre essa pessoa. Já se dizia no Titanic "o coração de uma mulher é como um oceano cheio de segredos". Eu acrescento que assim é tanto o coração de uma mulher como o de um homem. Sobre cada um ninguém sabe tudo, mas cada um sabe tudo sobre si. Pode-se por vezes não admitir, mas cada um sabe tudo sobre si. Sobre o outro sabe-se o que o outro permita que se saiba, a menos que se consiga ouvir o bater do seu coração. 

Atitudes e palavras podem não corresponder em nada do que a outra pessoa está a sentir. Desta forma, não sabemos o que o outro está a passar na sua vida, ser gentil não custa, não tem preço. Pelo contrário, aumenta mesmo o valor de cada um. Ser gentil é sempre a melhor resposta, para o bom e para o mau. 

Encontram todos estes sentimentos e muitos mais ao lerem este livro

Leiam mais. Ler torna-nos melhores. 💛






Comentários

Mensagens populares